domingo, dezembro 05, 2004

Estudo sobre inibidor da sida vence prémio Champalimaud

Estudo sobre o T-20 (Fuzeon).

Agência Lusa 3.12.04

Um estudo da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa sobre o modo de actuação de um novo inibidor do HIV foi um dos vencedores do prémio Luís Champalimaud, que distingue anualmente trabalhos de investigação sobre a doença.

Em declarações à agência Lusa, Miguel Castanho, coordenador do estudo, disse hoje que a principal conclusão deste trabalho é que o novo medicamento, ligando-se ao HIV, fica alojado na superfície das células humanas, inibindo a entrada do vírus para o interior.

A eficácia clínica deste novo composto era já conhecida, sendo comercializado nos Estados Unidos e Europa, mas a forma como actuava ao nível molecular era ainda desconhecido.

"Nós não inventámos nada de novo, apenas descodificámos os passos da acção do composto ao nível molecular, explicando como age, o que contribuiu para que possa ser melhor planeada a sua aplicação clínica", explicou o investigador.

O prémio "Dr. José Luís Champalimaud" destina-se a galardoar trabalhos científicos sobre a infecção pelo VIH/Sida publicados nos últimos três anos.

É atribuído anualmente pela Comissão Nacional de Luta Contra a Sida, nas vertentes Investigação Básica, Ciências Sociais e Humanas e Investigação Aplicada e Tecnologias.

Ex-aequo com o estudo da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na área de Investigação Básica, foi distinguido o trabalho "Camelized Rabbit-derived VH Single-domain - Intrabodies Against Vif Strongly Nautralize - HIV-1 Infectivity", de uma equipa do Centro de Patogenese Molecular da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

Na área das Ciências Sociais e Humanas, o trabalho vencedor foi "HIV/AIDS risk perception, attitudes and sexual behaviour in Portugal", da autoria de Fausto Amaro, Carla Frazão, Maria Elizabete Pereira e Louise Cunha Teles.

Este ano não foi atribuído o prémio no âmbito da Investigação Aplicada e Tecnologias.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet