sexta-feira, dezembro 03, 2004

Investigação: arma de luta contra HIV

DN 2.12.04

Por Octavio QUINTANA-TRIAS
Director de investigação na área da saúde na Comissão Europeia

O vírus da imunodeficiência humana (HIV), o agente causador da sida, está a propagar-se em todo o mundo com consequências devastadoras. Nos últimos vinte anos, a doença já matou 20 milhões de pessoas e, actualmente, muitos milhões são portadoras do vírus.

Desde que o HIV foi identificado pela primeira vez, investigadores e responsáveis políticos têm trabalhado para abrandar o ritmo de propagação da epidemia e proporcionar tratamento adequado às pessoas infectadas. Infelizmente, os esforços feitos até agora não permitiram encontrar uma vacina ou descobrir a cura definitiva para esta doença assassina. Para parar a propagação da pandemia, terá que ser intensificada a investigação sobre a sua prevenção e tratamento.

A Comissão Europeia considera essencial, no âmbito do seu programa de investigação, financiar projectos dirigidos a novas estratégias preventivas de luta contra o HIV/sida. Estamos neste momento a financiar projectos de investigação cooperativa em duas áreas principais, nomeadamente microbicidas e vacinas, permitindo às melhores equipas de investigação da Europa e da África unir forças.

A cooperação é a chave para vencermos este combate contra o HIV/sida e alcançarmos, assim, os nossos objectivos.

O financiamento da investigação de microbicidas é da maior importância. Embora os preservativos sejam uma forma de protecção eficaz e continuem a ser um dos poucos meios para controlar a propagação da doença, existem muitas mulheres em todo o mundo impossibilitadas de praticar sexo seguro.

O desenvolvimento de um microbicida vaginal capaz de evitar a transmissão do vírus por via sexual dará a estas mulheres a possibilidade de protegerem as suas vidas.

O desenvolvimento de uma vacina eficaz é fundamental na protecção contra a infecção pelo HIV, embora no passado as expectativas não tenham sido cumpridas. A sua complexidade exige novas iniciativas com coordenação a nível mundial. A Comissão Europeia está a promover e a financiar os esforços conjuntos que estão a ser feitos a nível europeu no sentido do desenvolvimento de uma vacina contra o HIV/sida e a apelar aos Estados membros para que coordenem as suas políticas nacionais de investigação.

Os medicamentos actualmente utilizados conseguiram fazer baixar o número de mortes relacionadas com o HIV. No entanto, estas terapias anti-retrovirais apresentam algumas limitações - o seu custo é elevado e, por isso, em geral não se encontram disponíveis; além disso, são terapias difíceis de seguir e desenvolvem algumas resistências.

Mas a questão mais importante é que os actuais tratamentos não conseguem erradicar o vírus do corpo humano, pelo que se torna necessário desenvolver novos medicamentos. Para ultrapassar estas limitações, estamos a financiar projectos de investigação altamente inovadores destinados a explorar exaustivamente novas estratégias de tratamento.

A estratégia multifacetada da Comissão Europeia tem em vista intensificar a investigação no âmbito da prevenção de futuras infecções e do tratamento das pessoas actualmente portadoras do HIV/sida. A nossa estratégia de financiamento da investigação do HIV/sida, de encorajamento da cooperação com vista à descoberta de uma vacina eficaz, da exploração de novas vias como os microbicidas e de busca de novos tratamentos está em convergência com as políticas europeias e mundiais.

Neste esforço em prol da saúde pública, a investigação é a nossa maior esperança na luta contra o HIV/sida.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet