sexta-feira, abril 07, 2006

Alto-Comissário da Saúde assume compromisso no combate às doenças infecto-contagiosas nas prisões

CNSIDA 07.04.06

O Alto-Comissário para a Saúde, José Pereira Miguel, foi ao Parlamento falar sobre as medidas previstas para combater a droga e as doenças infecto-contagiosas nos estabelecimentos prisionais.

Em resposta às críticas feitas recentemente pelo Provedor de Justiça, Nascimento Rodrigues, relativamente à apatia dos governos na última década no combate aos problemas das prisões e à falta de articulação entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Justiça, José Pereira Miguel concorda com as falhas do passado e falou nas medidas que a comisão conjunta criada para discutir a saúde nas prisões prevê implementar por altura do verão.

"Está previsto implementar-se um programa de troca de seringas, salas de injecção assistida, com educação dos reclusos, a articulação dos estabelecimentos prisionais com os centros de apoio a toxicodependentes e a colaboração entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Justiça". afirmou o Alto-Comissário da saúde.

José Pereira Miguel disse contudo que deverá haver um estudo económico avaliativo antes de se procederem a compromissos de integração dos estabelecimentos prisionais no Sistema Nacional de Saúde.

Dos 30% de reclusos infectados com hepatite nas cadeias portuguesas, 15% estão também infectados com VIH/sida.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet