terça-feira, agosto 30, 2005
Psicológas da Maia concebem campanha contra o "medo" da Sida
enfim...
Lusa 30.08.05
Uma campanha publicitária idealizada por três psicólogas da Maia vai desafiar, em Setembro, os jovens portugueses a libertarem-se do medo de procurar ajuda sobre a sida, revelou hoje a Fundação da Juventude, dinamizadora do projecto.
A campanha, marcada para Setembro, tem como alvo os jovens entre os 15 e os 25 anos, instigando-os a não terem receio de "saber tudo" sobre a sida e mesmo a não escaparem a testes de despistagem, "caso tenham assumido algum comportamento de risco", adiantou à Lusa Joana Pereira, uma das autoras da campanha.
Para a campanha, elaborada com a colaboração técnica da agência "Face Models", estão a ser preparados cartazes e brochuras com imagem de jovens saudáveis, sorridentes e descontraídos em cenário de praia. Nos suportes aparece a inscrição "Medo? Só de não saber o que é!", informação sintética sobre a sida e contactos de organizações que lidam com a síndroma.
Em paralelo, 10 mil jovens, escolhidos aleatoriamente, vão receber por via postal, informação de idêntico teor e um questionário RSF (resposta sem franquia) cujo objectivo é avaliar o impacto da campanha.
"Queremos com isto desmistificar o medo de saber a verdade, dizer aos jovens que é melhor saber a verdade e procurar ajuda do que viver na incerteza, geradora da angústia", disse Joana Pereira. "Apesar de tudo, é melhor uma surpresa negativa, do que ter contágio sem o saber, transmitindo-o a terceiros", referiu a psicóloga.
Joana Pereira e as colegas de profissão Anabela Bizarro e Mariana Garcia, todas membros do Agrupamento de Escuteiros de Moreira da Maia, integram um de dois grupos que a Fundação da Juventude escolheu, por concurso, para campanhas de prevenção da sida. Antes de apresentarem o seu projecto, as três psicólogas receberam uma formação em marketing e outra relativa à sida.
Lusa 30.08.05
Uma campanha publicitária idealizada por três psicólogas da Maia vai desafiar, em Setembro, os jovens portugueses a libertarem-se do medo de procurar ajuda sobre a sida, revelou hoje a Fundação da Juventude, dinamizadora do projecto.
A campanha, marcada para Setembro, tem como alvo os jovens entre os 15 e os 25 anos, instigando-os a não terem receio de "saber tudo" sobre a sida e mesmo a não escaparem a testes de despistagem, "caso tenham assumido algum comportamento de risco", adiantou à Lusa Joana Pereira, uma das autoras da campanha.
Para a campanha, elaborada com a colaboração técnica da agência "Face Models", estão a ser preparados cartazes e brochuras com imagem de jovens saudáveis, sorridentes e descontraídos em cenário de praia. Nos suportes aparece a inscrição "Medo? Só de não saber o que é!", informação sintética sobre a sida e contactos de organizações que lidam com a síndroma.
Em paralelo, 10 mil jovens, escolhidos aleatoriamente, vão receber por via postal, informação de idêntico teor e um questionário RSF (resposta sem franquia) cujo objectivo é avaliar o impacto da campanha.
"Queremos com isto desmistificar o medo de saber a verdade, dizer aos jovens que é melhor saber a verdade e procurar ajuda do que viver na incerteza, geradora da angústia", disse Joana Pereira. "Apesar de tudo, é melhor uma surpresa negativa, do que ter contágio sem o saber, transmitindo-o a terceiros", referiu a psicóloga.
Joana Pereira e as colegas de profissão Anabela Bizarro e Mariana Garcia, todas membros do Agrupamento de Escuteiros de Moreira da Maia, integram um de dois grupos que a Fundação da Juventude escolheu, por concurso, para campanhas de prevenção da sida. Antes de apresentarem o seu projecto, as três psicólogas receberam uma formação em marketing e outra relativa à sida.