domingo, agosto 28, 2005

Descobertas duas enzimas no Mar Mediterrâneo que combatem a Sida

Lusa 26.08.05

Duas enzimas com possíveis aplicações em tratamentos contra a Sida foram descobertas no Mar Mediterrâneo por uma equipa de cinco investigadores europeus, entre eles um espanhol.
A investigação foi conduzida por Manuel Ferrer, do Conselho Superior de Investigações Cientificas de Espanha (CSIC), devendo os resultados ser publicados na edição de sábado da revista científica Chemistry and Biology.

Em declarações a jornalistas espanhóis, Ferrer explicou que as duas enzimas, com estruturas desconhecidas até agora, poderiam ser utilizadas na produção de novos antibióticos beta-lactamínicos e em tratamentos que atacam o vírus HIV/Sida. A descoberta tem implicações directas no sector farmacêutico, abrindo caminho ao desenho de novas moléculas de alto valor terapêutico.

O cientista explicou que uma das enzimas estava a 3.550 metros de profundidade, sendo capaz de separar eficazmente os enantiómeros, um tipo de composto usado na maioria dos antibióticos.
Estas substâncias, conhecidas pelas suas capacidades anti-inflamatórias e anti-tumores, têm uma fórmula molecular idêntica, mas não as mesmas propriedades, o que implica que poderão não ser aplicadas nos mesmos medicamentos.

No caso da SIDA, uma das enzimas poderá auxiliar na separação num composto conhecido por "R", que até agora só se alcançava através de meios químicos complexos.

As enzimas foram encontradas na fossa Urânia, formada há cerca de seis milhões de anos e que é caracterizada por uma elevada concentração de sal e enxofre e pela ausência de oxigénio e luz.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet