domingo, agosto 28, 2005

Emergência em África

CM 26.08.05

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou esta sexta-feira que África se encontra em estado de emergência devido à dramática expansão da tuberculose no continente.

A decisão foi tomada depois da reunião que juntou membros da OMS e ministros da Saúde do continente, que desde segunda-feira analisam os principais problemas de África. Num comunicado emitido no final do encontro pode ler-se: “Esta declaração (de emergência) é a resposta a uma epidemia que multiplicou por quatro a média anual de novos casos em 18 países africanos desde 1990 e que continua a crescer matando mais de meio milhão de pessoas todos os anos” em África.

No mesmo comunicado, a OMS lança um apelo aos países africanos para que comprometam mais recursos humanos e financeiros na luta contra a tuberculose, uma doença que mata anualmente dois milhões de pessoas em todo o mundo.

A tuberculose é uma das principais causas de morte entre os portadores do vírus da SIDA e esta epidemia em particular está, sobretudo, concentrada na África subsaariana.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet