domingo, abril 09, 2006

Testes às grávidas

DN 07.04.06

Uma em cada cinco grávidas faz ecografias a mais. O excesso de consumo de tecnologias de diagnóstico, com os custos inerentes para a Saúde, é um dos problemas já detectados pelo programa Geração XXI, da Universidade do Porto. Um projecto único em Portugal que quer seguir 10 mil bebés até à idade adulta, de forma a identificar precocemente os factores determinantes da saúde e da doença.
...
Foram revelados outros números preocupantes: 15% das gestantes são fumadoras, um número que, afirma Henrique de Barros, o coordenador do projecto, "é seguramente o dobro de alguns anos atrás". Mais: 3% das grávidas admitiram ter consumido drogas em algum momento da vida.

Mas as informações sobre a realidade da gravidez em Portugal não se ficam por aqui: mais de 11% das gestantes não fez qualquer consulta de acompanhamento no primeiro trimestre da gestação. E dessas, 15% afirmam que não o fez por não ter tido "marcação mais cedo", o que é, afirma o coordenador do projecto, um dado "muito significativo" e a merecer alguma atenção.

Henrique de Barros salientou ainda que, apesar de todas as recomendações, o exame ao HIV continua a não ser feito como rotina normal. Uma em cada dez grávidas nunca tinha feito o teste na vida e para 16% não houve indicação médica para o fazer durante a gravidez.

Aliás, há vários problemas nas rotinas de acompanhamento de grávidas. Um inquérito feito em 42 hospitais, mostrou que, explica Nuno Montenegro, um dos responsáveis, "os procedimentos para consultas pré-natal são diferentes nos hospitais, o que não se entende quando há orientações internacionais e normas da Direcção-Geral da Saúde".
...

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet