sábado, março 11, 2006

Moçambique: problemas e soluções no controle da tuberculose

Agência Aids 01.03.06

O controle da tuberculose (TB) poderá melhorar em Moçambique após a avaliação do Programa Nacional de Luta contra a TB, feita por uma equipa técnica internacional, nas províncias de Nampula, Sofala, Manica, Gaza e Maputo, em Fevereiro. As áreas que precisam de resposta urgente são: aceso limitado aos serviços de TB; laboratórios inadequados; pessoal sobrecarregado e insuficiente; aumento da dupla infecção por TB e HIV; inadequada coordenação entre parceiros; inadequada gestão; insuficiência na monitoria da resistência aos medicamentos da TB e pouca informação sobre a doença entre a população.

A equipa incluía especialistas da Organização Mundial da Saúde e da União Internacional contra a TB e Doenças Respiratórias. O relatório será apresentado ao Ministério da Saúde até finais de Março.

Moçambique situa-se no 18° lugar entre os 22 países com o maior fardo de TB no mundo. A taxa de prevalência é de 636 casos em cada 100.000 habitantes, numa população de 19 milhões. Quase a metade dos doentes adultos de TB são também portadores do HIV. Nalguns locais do país, 70 por cento dos doentes de TB são soropositivos. Entre as pessoas soropositivas, a TB é a principal causa de morte. É uma das primeiras infecções oportunistas, avança rapidamente, e é fatal se não for tratada.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet