sexta-feira, novembro 25, 2005

Governo altera lei para dadores vivos

DN 25.11.05

O Governo vai alterar a lei de transplantação para alargar o leque de dadores em vida que, até agora, só admitia familiares até ao terceiro grau de consanguinidade, o que exclui, por exemplo, os cônjuges.

O anúncio foi feito ontem pelo ministro da Saúde, António Correia de Campos, afirmando que, para a lei avançar, falta apenas o parecer da Organização Portuguesa de Transplantação (OPT), o que deve acontecer até ao final do ano. A declaração foi feita durante a sessão comemorativa do 555.º transplante hepático do Hospital Curry Cabral.

"A lei tem de ser mais liberal para a doação em vida. Só falta chegar a consenso com a OPT", disse o ministro. O presidente da OPT, Manuel Abecassis, divulgou que "existem cinco propostas de lei que estão a ser analisadas por um grupo de trabalho cujas conclusões serão enviadas ao Governo até ao final do ano".

A nova lei "vai permitir que cônjuges e amigos próximos possam doar órgãos aos doentes e visa ainda criar condições para reduzir o risco de tráfico". Esta mudança deixa satisfeita a Sociedade Portuguesa de Transplantação que há muito reclamava estas medidas.

Mais sobre transplantes para pessoas seropositivas aqui.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet