quarta-feira, novembro 23, 2005

Ministro da Saúde quer contenção nos hospitais



DN 21.11.05

O Ministério da Saúde quer que, em 2006, os hospitais só gastem mais 4% em medicamentos do que este ano e defende a introdução de protocolos terapêuticos nacionais como forma de conter o aumento dos custos. Só em Lisboa, a despesa dos principais hospitais em medicamentos cresceu 8,8% em relação a 2004 e as unidades de saúde indicam que, no próximo ano, esse aumento será de 6,1%.

Em declarações à Agência Lusa, o ministro da Saúde, António Correia de Campos, revelou que os "hospitais sabem que têm um tecto global de 4% para o próximo ano" no que toca ao crescimento da factura com medicamentos. Em Setembro, o ministro havia já anunciado a intenção de reduzir a factura com os medicamentos fornecidos através das farmácias hospitalares, cuja média de crescimento anual indicou ser de 12%, embora existam unidades de saúde em que o aumento da despesa em fármacos atinge os 19%.

Quanto aos protocolos, que definem qual o medicamento mais adequado para tratar uma dada situação, Correia de Campos explicitou que deverá caber aos coordenadores nacionais de programas verticais das doenças com mais peso na despesa - infecção pelo HIV/sida, doenças oncológicas e doenças cardiovasculares -, propô-los, sendo que devem ser "consensualizados pelos pares".

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet