sábado, julho 09, 2005

EUA financia tratamento anti-retroviral gratuito para militares moçambicanos



Claro, os guerreiros em primeiro lugar.
Moçambique tem 1,5 milhão de pessoas infectadas pelo VIH e cada ano 100.000 moçambicanos morrem de sida.
Já nada me espanta na política da administração Bush...

Lusa 08.07.05

O governo norte-americano anunciou hoje a abertura de uma linha de tratamento gratuito com anti-retrovirais para militares moçambicanos, o primeiro serviço de administração daqueles medicamentos que reduzem os efeitos do HIV, o vírus da SIDA.

Segundo uma nota da embaixada dos Estados Unidos em Maputo, a abertura dos serviços de terapia anti-retroviral no Hospital Militar de Maputo dará assistência a pessoas infectadas com HIV na comunidade militar e outras servidas por aquela instituição.

O serviço é o culminar dos esforços dos Ministérios da Defesa e da Saúde de Moçambique na liderança e expansão das suas directrizes de aconselhamento voluntário, testagem, cuidados e tratamento, e prevenção da doença.

A iniciativa tem por objectivo suprir as necessidades de homens e mulheres alistados no serviço militar que, segundo o governo norte-americano, "constituem um grupo de alto risco e enfrentam um risco superior de contraírem HIV do que as populações civis".

Para a instalação do serviço de distribuição de anti-retrovirais naquele estabelecimento hospitalar, os Estados Unidos da América contou com o apoio da Universidade de Columbia e a Population Services International, destaca ainda o comunicado.

Desde princípios de 2004, o Hospital Militar de Maputo tem providenciado serviços de aconselhamento e testagem voluntária financiados pelos Estados Unidos, que atende em média 400 pessoas por mês.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet