quarta-feira, julho 06, 2005

Moçambique: despesas com medicamentos sobem para 50,7 milhões $

Lusa 05.07.05

A importação de medicamentos em Moçambique está orçada em 50,7 milhões de dólares (42,6 milhões de euros), devido à SIDA e à malária, as duas principais causas de mortalidade no país, divulgaram hoje as autoridades sanitárias.

Segundo um balanço do programa quinquenal 2004/2005 do Ministério da Saúde de Moçambique, o montante anterior rondava os 20 milhões de dólares e, dos actuais 50,7 milhões de dólares em importações, 60 por cento foram em medicamentos, 21 por cento em material médico cirúrgico e 18 por cento para reagentes e insecticidas.

O mesmo documento refere que, nos últimos 10 anos, foi preciso "importar mais fármacos, reagentes e insecticidas, devido à combinação de necessidades adicionais na área do combate ao HIV/SIDA".

O vírus do HIV/SIDA afecta actualmente cerca de 14 por cento dos pouco mais de 18 milhões de habitantes do país, tendo também causado mais de 400 mil órfãos, enquanto a malária é a principal causa de internamento nas unidades hospitalares moçambicanas e também de mortalidade no país.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet