segunda-feira, julho 04, 2005

Objectivo de três milhões de pessoas em tratamento da Sida cada vez mais distante

Lusa 29.06.05

Cerca de 970 mil pessoas infectadas com o VIH em países pobres beneficiam de tratamento para a doença, embora a Organização Mundial da Saúde admita como "pouco provável" o objectivo de três milhões em tratamento até final de 2005.
O fornecimento de tratamento antiretroviral a três milhões de seropositivos ou a pessoas com sida, que representam metade daqueles que necessitam de um tratamento urgente nos países mais pobres, foi um objectivo anunciado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela ONU/Sida a 01 de Dezembro de 2003, data em que se assinala o Dia Mundial de luta contra a doença.
Dezoito meses mais tarde, a OMS e a agência das Nações Unidas para a sida assumem que é necessário "encarar o objectivo de três milhões de doentes em tratamento até ao fim de 2005 não como um fim em si, mas como uma etapa importante" no acesso universal ao tratamento e à prevenção da infecção pelo VIH.
Segundo as estimativas de um relatório divulgado hoje em Paris, entre 840 mil e 1,1 milhões de pessoas, nos países em desenvolvimento, estão a ser tratadas com antiretrovirais, um resultado "inferior ao objectivo de 1,6 milhões previstos para Junho de 2005", admitem a OMS e a ONU/Sida.
O número de doentes a quem são administrados antiretrovirais representa apenas 15 por cento dos cerca de 6,5 milhões de pessoas, incluindo crianças, que se arriscam a morrer devido à falta de um tratamento atempado.
Cerca de dois terços dos 39,4 milhões de pessoas infectadas pelo vírus da sida (entre doentes e seropositivos) habitam na África sub-sahariana, onde a doença matou 2,4 milhões de pessoas em 2004, afirma a ONU/Sida.
Estimam-se em 660 mil as crianças, das quais 370 mil na África subsahariana, que necessitam de tratamento com antiretovirais, cuja falta leva a que metade das crianças seropositivas "morram antes da idade de dois anos", sublinham a OMS e a ONU/Sida.
A este respeito, as duas instituições frisam a necessidade urgente de medicamentos com formulações adaptadas a crianças, e a custos reduzidos.
Desde Dezembro de 2003 que o número de pessoas a realizar tratamento com antiretrovirais, nos países em desenvolvimento, passou de 400 mil para cerca de um milhão.
Apesar da distância em relação ao objectivo assumido para o fim de 2005, as duas instituições internacionais sublinham que "a cobertura o número de pessoas em tratamento duplicou" desde 2003 e que a fixação do objectivo para o final de 2005 funcionou como um catalizador.
Na África subsahariana, cerca de 500 mil pessoas beneficiam actualmente de terapias antirretrovirais, "o triplo do que há um ano", salientam a OMS e a ONU/Sida.
No continente asiático, o número de pessoas que efectuam a terapêutica antirretroviral também quase triplicou, passando de 55 mil para 155 mil no espaço de um ano.
As necessidades financeiras continuam a ser um factor importante na luta contra a doença, que mata mais de oito mil pessoas por dia em todo o mundo, alertou a semana passada a ONU/Sida.
O relatório hoje divulgado lembra que são ainda necessários 45 mil milhões de dólares, mais 18 mil milhões do que os fundos actualmente anunciados para 2005/2007, para financiar a distribuição da terapêutica antiretroviral, os cuidados de saúde e a prevenção nos países em desenvolvimento.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet