sábado, março 11, 2006

Merck reduz em 20% preço de ARV para países pobres

Agência Aids 08.03.06

A farmacêutica Merck está reduzindo em 20 por cento o preço do medicamento Stocrin, de tratamento da aids, vendido em países em desenvolvimento. A empresa está levando o valor do medicamento a centavos do custo de genéricos, informou a companhia nesta terça-feira. A redução do preço reflete novas eficiências e economia de custos geradas pela melhoria dos processos de manufatura em uma nova fábrica que produz o remédio na Austrália, declarou a empresa.

A Merck vinha sendo pressionada a reduzir os custos do medicamento depois de medidas tomadas este ano pela Clinton Foundation para ajudar laboratórios na Índia e na África do Sul na fabricação de versões genéricas mais baratas da droga. O novo preço da Merck para o Stocrin de 600 miligramas é de 0,76 dólar por dia, ou 277,40 dólares por paciente por ano, contra os 0,95 dólar anteriores, nos países subdesenvolvidos que são os mais atingidos pelo HIV/Aids.

O esquema apoiado pelo ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton oferece o mesmo medicamento, conhecido genericamente por Efavirenz, por 240 dólares por ano. Porém, este preço menor é limitado a pedidos maiores e não inclui o envio e o seguro, que a Merck estima que acrescente cerca de 10 por cento ao custo final do remédio. "No final do dia, os preços que estamos disponibilizando são centavos dos oferecidos pelos produtores de genéricos", disse o porta-voz da Merck, Jeffrey Sturchio.

O diretor-executivo do programa do Unaids, das Nações Unidas, Peter Piot disse que o anúncio da Merck é "muito bem-vindo" e afirmou que espera que a decisão seja parte de uma tendência contínua de redução dos preços desse tipo de medicamento.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet