quinta-feira, dezembro 29, 2005
Tragicómico
Onde está o Wally?
Depois de António Meliço-Silvestre ter sido afastado do cargo de Encarregado da Missão Nacional da Luta Contra a Sida, o eminente professor da Universidade de Coimbra conseguiu que a Comissão Nacional e o Ministério da Saúde editassem um livro titulado "SIDA - da Estratégia à Acção (sic) 2003-2005", em jeito de presente de demissão.
O livro de 438 páginas não traz coisíssima nenhuma de novo e não é nada mais do que um apanhado de fotos e textos dele, proferidos em colóquios, conferências, fóruns, jornadas, etc. bem como alguns protocolos (pouquíssimos, felizmente) assinados durante o reinado curto mas desastroso do AM-S.
Se a herança não fosse tão criminosa pela inacção e pela conivência com a indústria farmacêutica, o Diário de António não deixaria de ser muito divertido, por causa da multidão de gralhas e frases pomposas. Algumas pérolas:
Prefácio
Pág 5: "A sociedade mobilixou-se e só assim foi possível apresentar, com algum orgulho e satisfação, os resultados conseguidos, ..."
Tomada de posse, Setembro de 2003
Pág 13: "E Portugal a arrastar-se com dificuldades na Europa dos quinze, numa crueza de números, que se calhar o não são, na hipotética vontade de um subconsciente colectivo de que o alargamento tão próximo da União Europeia, nos relegue, por vias burocráticas, para um lugar mais honroso, quiça a meio da tabela."
Pág 17: "É o Portugal confrontado com a sua história, na encruzilhada Atlântica e Europeia, que O marcou no passado e lhe condiciona o futuro."
Pág 18: "A SIDA é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores flagelos no Mundo de hoje, desencadeada por "partículas" de um Cosmos supostamente tresmalhadas."
etc. etc. durante quase dois anos...