quinta-feira, dezembro 29, 2005
Nova Mission Statement do GAT
Em Assembleia-Geral do dia 17 de Dezembro de 2005, o G.A.T. adoptou uma Missão alargada:
"O G.A.T. advoga mudanças legais e políticas que afectam positivamente a saúde, direitos e qualidade de vidas das pessoas que vivem com VIH. Considera-se que, sem acesso universal aos tratamentos e cuidados de saúde, não pode haver controle da incidência da pandemia e que o binómio tratamento/prevenções é a chave da resolução do problema.
O G.A.T. propõe-se adoptar documentos que reflictam as posições e propostas do grupo em relação aos assuntos relevantes, grupos vulneráveis, epidemiologia, custos dos tratamentos e diagnósticos, acesso e adesão, prevenção positiva e saúde sexual e reprodutiva das pessoas com VIH. O G.A.T. como grupo não se ocupa de prevenção primária, apoio psicossocial, nem fornece serviços pessoais.
Pretende-se também conseguir acesso rápido aos produtos médicos, testes, meios de diagnóstico que previnam ou tratem a infecção pelo VIH, ou melhorem a qualidade de vida das pessoas que vivem ou são especialmente vulneráveis à infecção.
O G.A.T. ocupa-se também de outras doenças associadas ao VIH, infecções oportunistas, co-infecções, efeitos secundários, toxicidades, doenças iatrogénicas e doenças que aumentam o risco de infecção pelo VIH.
O G.A.T. actua em Portugal mas pretende colaborar e apoiar esforços semelhantes nos países de expressão portuguesa e Europa."