quarta-feira, novembro 30, 2005

Coordenação da Infecção quer promover teste ao VIH/Sida

É uma pena que as ONGs da área não foram consultadas na preparação desta campanha, mais uma vez...



Lusa 30.11.05

A promoção do teste VIH/Sida, o papel e reconhecimento da sociedade civil e a educação para a saúde dos jovens são as ideias fortes do Alto Comissariado da Saúde para o Dia Mundial de Luta Contra a Sida, quinta-feira. Fonte da Coordenação da Infecção VIH/Sida - Alto Comissariado da Saúde adiantou à Agência Lusa que "o diagnóstico da infecção VIH/Sida é fundamental para uma estratégia consistente e eficaz de prevenção da doença".

"Em termos de prevenção primária, o conhecimento da condição de seropositividade para o VIH confere ao indivíduo a possibilidade de alterar comportamentos que possam colocar outros em risco", segundo a mensagem deste organismo que foi recentemente empossado pelo ministro da Saúde. A detecção precoce permite, em termos de prevenção secundária, "iniciar o tratamento numa fase inicial da infecção, aumentando a qualidade e a esperança de vida do indivíduo, além de que o conhecimento da condição permite adoptar comportamentos protectores do seu estado de saúde, como seja evitar o risco de uma re-infecção".

Segundo a Coordenação de Infecção VIH/Sida (CNSIDA), dirigida pelo epidemiologista Henrique Barros, "o conhecimento real da infecção permite, a nível comunitário, mobilizar recursos e respostas adequadas, reduzir a negação, estigma e descriminação que rodeiam a infecção VIH".
Este organismo alerta para as "várias barreiras" que são colocadas ao desenvolvimento de uma estratégia de diagnóstico a "populações especialmente vulneráveis, nomeadamente as populações migrantes, utilizadores de drogas injectáveis, profissionais do sexo e consumidores de sexo pago, e homens que têm sexo com homens".

"O reconhecimento da promoção do teste como peça chave para a prevenção da infecção" levou a Coordenação de Infecção VIH/Sida ao "desenvolvimento desta iniciativa pela divulgação do Centro de Aconselhamento ao Doente (CAD) móvel de Lisboa". Neste evento, será privilegiada a população imigrante residente em Portugal.

Sobre o papel e reconhecimento da sociedade civil, a tutela realça as várias organizações não governamentais que "prestam, há largos anos, apoio a estas comunidades", através de serviços variados e "estabelecendo relações de confiança, que poderão ser estendidos ao aconselhamento e teste VIH, sempre que possível, em articulação com as estruturas formais de saúde".
A Coordenação de Infecção VIH/Sida defende que, em zonas onde a população residente apresente uma diversidade étnica significativa, "os serviços de saúde devem ter esse aspecto em conta na organização e prestação dos serviços".

Em relação aos mais jovens, este organismo refere que, "devido ao estilo de vida, os jovens constituem um importante grupo para a intervenção comunitária".

"Os seus padrões de actividade sexual, as mudanças anatómicas e fisiológicas e o abuso de drogas, são alguns dos factores que contribuem para aumentar o estatuto de risco dos jovens", segundo o organismo.

"Além do facto da maioria dos adolescentes ter sexo desprotegido, não tendo a noção do risco, sabe-se que o baixo nível socio-económico é indicador de menor utilização de preservativo".
Para a CNSIDA, "os programas isolados de educação no âmbito do VIH/Sida ainda não foram capazes de responder a este problema, tendo pouco impacto nas alterações comportamentais dos adolescentes".

A Coordenação considera que "a eficácia da luta contra doenças relacionadas com comportamentos de risco, como a sida, impõe que as acções de prevenção, além de informar, tenham como preocupação a cultura de valores, auto estima, sentido de responsabilidade, respeito por si e pelo outro e o desenvolvimento de capacidades de escolha, de decisão e de autonomia".

Em Portugal, estima-se que o número de infectados pelo VIH/Sida entre Janeiro de 1983 e Junho passado ronde os 27.000 [só!?!].

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet