segunda-feira, outubro 10, 2005

BMS Brasil lança manual para seropositivos

Phoenix 10.10.05

O manual, especialmente elaborado para profissionais de saúde e familiares de portadores do vírus HIV, tem como principal objetivo ajudá-los na busca de estratégias para auxiliar pacientes de Aids a superar as dificuldades durante o tratamento. A publicação foi lançada pela Sociedade Brasileira de Infectologia em Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

O Laboratório Bristol Myers Squibb, que patrocinou a publicação, é o atual fornecedor para o Ministério da Saúde de dois dos 15 medicamentos que compõem o coquetel contra o vírus HIV.

Segundo o diretor do Serviço de Infectologia do Hospital Heliópolis, de São Paulo, o médico Juvêncio Furtado, para se obter um resultado terapêutico satisfatório no tratamento da Aids é necessário que 95% das doses dos medicamentos prescritos sejam tomadas. Não pode haver falhas ou interrupção do tratamento; é preciso motivar o paciente a prosseguir com ele.

O manual mostra que crianças pequenas têm dificuldade de tomar a medicação por causa do sabor e dos efeitos colaterais, e sugere que a equipe médica busque alternativas para minimizar a rejeição.

O diretor de assuntos coorporativos do Laboratório Bristol, Antônio Carlos Salles, afirma que a expectativa é de que o manual chegue aos médicos infectologistas, a unidades de tratamento de soropositivos, a parentes de pacientes e a organizações não-governamentais. Aderir ao tratamento, conforme explica Salles, representa a concordância dos pacientes não apenas em tomar os remédios com a freqüência e a dosagem diária exigidas, mas envolve "regularidade nas consultas, realização de exames periódicos e cuidados com a alimentação e higiene".

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet