sexta-feira, janeiro 07, 2005

VIH e drogas



Pergunta e resposta dos Especialistas Online do Aidsportugal.com

Pergunta colocada por miguel em 2004-12-29:
Sou seropositivo e tenho hepatite c que após tratamento ficou negativa. Durante o tratamento com pegasys consumi cannabis quase diariamente e ocasionalmente consumi cocaina e heroina. Tenciono acabar de vez com o consumo de drogas duras que sei que são muito prejudiciais mas o consumo de cannabis faz-me sentir melhor e já há cerca de 2 ou 3 anos que o hiv está indetectavel. Li alguns estudos que provam que o cannabis não aumenta a carga viral mas a minha médica diz que o cannabis metaboliza-se no figado e que era melhor eu não consumir. Mas se não consumo cannabis consumo alcool em excesso.... que opção é que devo tomar? Consumo moderado de cannabis ou consumo excessivo de alcool?

Resposta colocada por Maria José Campos em 2005-01-07:
Vejamos então todas as questões que coloca na sua pergunta:
1 - consumo de heroína e cocaína - tanto quanto se sabe estas substâncias não interferem no curso da infecção pelo VIH, embora se ouça dizer com frequência o contrário. Os vários estudos que têm sido realizados não provaram que as pessoas que injectam drogas, infectadas pelo VIH, evoluem de forma mais rápida para SIDA. É óbvio que todas as infecções que decorrem de injecções endovenosas não esterilizadas são prejudiciais e podem agravar a evolução da infecção pelo VIH.
2 - consumo de cannabis - sabe-se que muitas pessoas seropositivas consomem cannabis por diversos motivos, nomeadamente, melhoria do apetite, diminuição de náuseas e melhoria do bem estar geral. Não parece haver interferência com a infecção pelo VIH (há poucos estudos)mas há um estudo francês que levantou a questão de ser prejudicial nas pessoas infectadas pelo VHC, porque aumentava a fibrose hepática. Penso que necessitamos de mais estudos controlados para chegarmos a uma conclusão mais definitiva em relação à interferência directa e inequívoca (que doses?) entre os canabinoides e o virus da hepatite C.
3 - consumo de alcool - definitivamente, este é sem dúvida nenhuma o consumo mais prejudicial para quem está infectado pelo VIH, pois é imunosupressor e sobretudo para quem está infectado com o VHC, pois é hepatotóxico, sobretudo quando se trata de consumo excessivo. Alguns estudos defendem que um consumo que não ultrapsse 1 a 2 copos de vinho diários não tem efeitos nocivos consideráveis.
Conclusão - se pretende uma resposta sucinta à sua pergunta - consumo moderado de cannabis ou consumo excessivo de alcool - a minha resposta só pode ser - consumo moderado de cannabis.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet