quinta-feira, janeiro 06, 2005

Nelson Mandela revela que o seu filho morreu com sida

AFP Público Online 06.01.05

O antigo Presidente sul africano, Nelson Mandela, revelou hoje em Joanesburgo que o seu filho mais velho morreu esta manhã vítima da sida e considerou que a única forma de lutar contra o estigma da doença é falar sobre ela abertamente.

“Convocámos esta conferência de imprensa para vos anunciar que o meu filho morreu com sida”, declarou Mandela.

Makgatho Mandela, advogado com 54 anos, faleceu esta manhã na Linksfield Park Clinic, em Joanesburgo, onde estava internado em estado crítico há cerca de um mês.

“Vamos dar publicidade à sida e não escondê-la porque a única forma de torná-la uma doença normal, como o cancro, é falar dela”, disse Mandela aos jornalistas.

Esta posição do antigo Presidente contrasta com a de vários altos responsáveis sul-africanos, incluindo o Presidente Thabo Mbeki, que nega ter conhecimento de qualquer morte devido à sida.

Makgatho Mandela era um dos quatro filhos – duas filhas e dois filhos – do primeiro casamento de Mandela com Evelyn Mase, que morreu em Maio aos 82 anos. Uma das filhas faleceu em 1948 e outro filho morreu num acidente de viação em 1969, quando o seu pai estava preso.

Cerca de 4,8 milhões de pessoas, correspondendo a 22 por cento dos adultos, estão infectadas com o vírus HIV na África do Sul. Esta é uma das taxas mais elevadas do mundo, de acordo com as estatísticas das Nações Unidas de 2003. Estima-se que no continente africano esse número atinja os 25 milhões.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet