terça-feira, janeiro 18, 2005

Guiné-Bissau e Brasil assinam acordo de cooperação no domínio da saúde

Angop 16.01.05

A Guiné-Bissau e o Brasil assinaram sábado último em Bissau um acordo de cooperação que prevê a assistência, apoio técnico e formação profissional no domínio da Saúde, mais em particular no combate ao vírus VIH/Sida.

(...) Já há alguns anos, a cooperação bilateral foi alargada a outras áreas, como a Educação, através da atribuição de bolsas a estudantes guineenses para estudarem em universidades brasileiras, e que se pretende, agora, estendê-la aos domínios da Agricultura e dos Direitos Humanos.

Em relação ao acordo no domínio da Saúde, maioritariamente ligado ao combate ao vírus VIH/Sida na Guiné-Bissau, prevê que o Brasil forneça medicamentos anti-retrovirais para apoiar os mais de 43.000 doentes registados no país.

Nos termos do acordo, o Brasil vai também comprometer-se a apoiar o tratamento dos seropositivos na Guiné-Bissau e a dar formação a especialistas guineenses tanto num como noutro país.

Segundo dados oficiais, a Guiné-Bissau conta com uma reduzida taxa de prevalência do vírus VIH/Sida, embora tenha confirmado mais de 43 mil casos, entre uma população estimada em mais de 1,3 milhões de habitantes.

Na parte política, a Guiné-Bissau assegurou ao Brasil que irá apoiar a reforma das Nações Unidas e a candidatura do Brasil a um lugar como membro permanente do Conselho de Segurança, caso avance a reestruturação daquele órgão. Soares Sambu, numa breve intervenção, ressalvou que Bissau vai também apoiar a candidatura do Brasil à liderança da Organização Mundial do Comércio (OMC).
(...)

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet