sexta-feira, janeiro 14, 2005

Governo moçambicano vai fornecer anti-retrovirais gratuitos a 20 mil doentes

LUSA 12.01.05

Vinte mil moçambicanos doentes de SIDA vão beneficiar, ainda este ano, de tratamento gratuito com anti-retrovirais, medicamentos que ajudam a reduzir os efeitos do HIV, vírus que causa a doença, anunciaram hoje as autoridades sanitárias de Moçambique.

Falando à margem de um encontro do Ministério da Saúde para coordenação e planificação da estratégia de combate à SIDA em Moçambique, o porta-voz da reunião, Américo Assan, disse à Agência Lusa que "o governo moçambicano prevê a prestação de assistência com terapêutica anti-retroviral de 20 mil pessoas, de um total de 200 mil que sofrem da doença no país".

Em meados de 2004, o Ministério da Saúde de Moçambique decidiu arcar com os custos do tratamento com anti-retrovirais a oito mil doentes, metade dos quais eram mulheres grávidas, evitando desse modo a transmissão vertical, ou seja, de mãe para filho, referiu Américo Assan.

Dados oficiais indicam que a taxa de prevalência do SIDA em Moçambique é de 14,9 por cento em jovens dos 15 aos 49 anos, de um universo de cerca de 18 milhões de habitantes.

Assan sublinhou que, ainda este ano, 45 hospitais e Gabinetes de Aconselhamento e Testagem Voluntária (GATV) irão entrar em funcionamento em todo o país, contra as actuais 23 unidades sanitárias, e que mais de duas centenas de médicos já receberam formação para dar assistência aos doentes aí internados.

No ano passado, 300 mil pessoas submeteram-se ao teste da SIDA nos GAVT espalhados pelas 11 províncias do país, 26 por cento das quais obtiveram resultado positivo, destacou Assan.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet