sexta-feira, janeiro 14, 2005

Cientistas decifram ADN de fungo mortal

DN 14.01.05

Uma equipa de investigadores conseguiu decifrar o genoma de duas linhas de fungos que podem provocar inflamações no cérebro e até mesmo a morte, em pessoas com o sistema imunitário debilitado. A descoberta, a ser publicada hoje na revista Science, traz nova esperança ao tratamento destas infecções, que afectam 15 por cento dos doentes com sida.

«Descobrimos vários atributos singulares que apontam para novas formas no combate a estes fungos», afirmou um dos autores do estudo, Jennifer Lodge, da Saint Louis University School of Medicine. A grande virulência do Cryptococcus neoformans está na sua cápsula polissacarídea, que rodeia a parede celular. A identificação de 30 novos genes envolvidos neste processo promete ajudar a travar a infecção provocada pelo fungo.

Segundo o estudo, que envolve ainda cientistas do The Institute for Genomic Research (TIGR), o número de infecções causadas por este fungo aumentou de forma significativa. Além dos pacientes contaminados pelo VIH, estes casos são também comuns entre os doentes que fizeram quimioterapia, tratamentos com esteróides ou ainda terapêuticas para prevenir a rejeição de órgãos transplantados.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet