terça-feira, janeiro 25, 2005

Cadeias do Montijo e Tires recebem rastreio da sida



Público Online 24.01.05

O projecto "Sida em meio prisional" arranca hoje no estabelecimento prisional do Montijo com um rastreio voluntário ao vírus da sida, hepatite B e C e clamídia, que se estende amanhã à prisão de Tires, abrangendo no total 895 reclusos.

Fruto de uma parceria entre a Direcção-Geral dos Serviços Prisionais, Comissão Nacional de Luta Contra a Sida, Fundação Calouste Gulbenkian e Instituto da Droga e da Toxicodependência, o projecto vai durar três anos e meio. O objectivo é traçar o mapa da população prisional em relação às atitudes e comportamentos de risco face à sida, prevenir comportamentos de risco e tratar os reclusos infectados com HIV ou toxicodependentes.

O rastreio começa hoje no Montijo, onde estão detidos 220 homens, e prossegue amanhã na prisão de Tires, onde há 675 pessoas detidas, na sua maioria mulheres, até 29 de Janeiro.

A adesão ao rastreio, efectuado por enfermeiros, é voluntária e os resultados só serão entregues aos próprios reclusos. O rastreio vai concentrar-se também na clamídia, uma doença sexualmente transmissível que aumenta o risco de contrair o vírus do HIV.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet