sexta-feira, janeiro 21, 2005

Bispos portugueses mantêm-se contra

Quando é que a ICAR estará pronta para uma "nova etapa de responsabilidade e generosidade"?

Público 21.01.05

O director do secretariado da Conferência Episcopal Portuguesa, Joaquim Garrido Mendes, afirma que não houve nenhuma reunião para abordar a notícia sobre as declarações do porta-voz da congénere espanhola. Por isso, a posição que toma face ao uso do preservativo é a constante da nota pastoral "Os cristãos e a luta contra a sida", de Novembro de 2001.

Neste documento de duas páginas, sublinham-se as "reticências da moral católica em relação ao uso generalizado do preservativo", "porque ele significa uma alteração profunda do sentido e da dignidade da sexualidade humana".

A recusa "dos 'métodos' da barreira física' - "que isola o contacto dos corpos na intimidade sexual, que é, em si mesmo, um encontro plenificante de todo o ser" - é peremptória: "Nenhuma razão pode levar a Igreja a deixar de afirmar claramente essa verdade, pois só ela pode atrair as pessoas para novas etapas de responsabilidade e generosidade".

"A perspectiva cristã da existência não é necessariamente um caminho de facilidades, é uma longa luta, em que o cristão se confronta com a cruz do próprio Senhor Jesus Cristo, que é possível vencer com a força do espírito de Deus", conclui.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet