quinta-feira, janeiro 20, 2005

Profilaxia pré-exposição (PREP) com Viread

Ler mais acerca destes ensaios clínicos controversos sobre PREP com tenofovir nos artigos "Duras críticas sobre ensaio clínico com tenofovir nos Camarões" e "Carta dos activistas tailandeses sobre ensaio com tenofovir".

Aidsportugal 19.01.05

A parte americana ligada à triagem farmacêutica internacional recrutará 400 homens homossexuais de São Francisco e Atlanta para determinar quais das propriedades que permitem o tenofovir (Viread) suprimir o HIV entre os doentes infectados podem também prevenir a infecção pelo HIV entre os não infectados. Os investigadores acreditam que o tenofovir é um bom candidato porque foi considerado o antiretroviral menos tóxico e por ser tomado uma única vez diariamente.
(...)
Os participantes no estudo foram nomeados aleatoriamente para tomarem ou tenofovir ou placebo todos os dias durante dois anos. No final do estudo internacional, os investigadores compararão os resultados. Os investigadores querem saber se o fármaco é seguro para prevenir o HIV, e se um só comprimido pode provocar um desagradável aumento em caso de sexo não seguro. O estudo também determinará se algum dos participantes que se infectou com HIV é já resistente ao tenofovir.

Os investigadores devem assegurar que os participantes são informados dos possíveis riscos. São eticamente limitados a dissuadir todos os participantes de se envolverem em comportamentos sexuais de risco e oferecer aconselhamento sobre o uso do preservativo e práticas de sexo seguro. Os participantes serão avisados que não têm maneira de saber se estão a tomar efectivamente o comprimido ou o placebo, e mesmo se estiverem a tomar o fármaco, pode não os proteger.

A proposta do estudo do tenofovir entre as prostitutas cambodjianas – designado pela Universidade da Califórnia-São Francisco e subsidiada pela Fundação Bill & Melinda Gates – foi rejeitado este verão após o primeiro-ministro ter vetado o estudo. Estudos semelhantes começaram na Nigéria, Camarões e Ghana.
(...)
San Francisco Chronicle (12.01.04):: Sabin Russell



Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet