sexta-feira, janeiro 21, 2005

Mais de um terço estudantes Ensino Superior não usam preservativo



LUSA 20.01.05

Mais de 38 por cento dos estudantes do Ensino Superior não usam preservativo nas relações sexuais, revela um estudo da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida divulgado hoje no Porto.

O "Estudo sobre comportamentos dos estudantes universitários e a sua relação com infecções sexualmente transmissíveis" foi efectuado com base num inquérito a cerca de 4.700 jovens alunos de faculdades, institutos politécnicos e escolas superiores de oito regiões: Coimbra (25 por cento), Bragança (25), Algarve (13,5), Évora (8,6), Braga (8,2), Porto (sete), Madeira (6,6) e Lisboa (seis).

Mais de 83 por cento dos inquiridos afirmaram já ter tido relações sexuais, dois por cento dos quais com parceiro do mesmo sexo, 18 por cento com cinco ou mais pessoas e 5,7 por cento antes dos 15 anos.

Na última relação com um parceiro não habitual, 10 por cento dos estudantes admitiram não ter utilizado preservativo.

Perto de metade dos inquiridos (46 por cento) responderam que já consumiram cannabis, sendo inferior a cinco por cento os consumos de outras drogas, designadamente cocaína (3,8 por cento), cola (quatro), anfetaminas (2,9), ecstasy (4,7), esteróides (1,2) e heroína (0,6).

Reflectindo o desequilíbrio que existe no Ensino Superior português, 67,2 por cento dos inquiridos são mulheres, mas os autores do estudo concluíram que os homens correm mais riscos, quer no consumo de drogas quer nas relações sexuais sem preservativo.

Os comportamentos de risco aumentam também com a idade e existem em nível elevado para todo o tipo de infecções, "o que exige intervenção educativo-sanitária urgente, pois que, pelo encontrado, tudo fará supor que a situação poderá tender a agravar-se", assinala o estudo.

Nas análises efectuadas não foi detectado qualquer caso de VIH, mas registaram-se 15 casos positivos de hepatite C, três de sífilis e oito de antigénio de superfície do vírus da hepatite B.

O encarregado de missão da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida (CNLCS), Meliço Silvestre, classificou os dados deste estudo como "muito importantes", no âmbito de uma estratégia de prevenção da sida e outras doenças sexualmente transmissíveis "baseada na evidência".
(...)

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet