quinta-feira, março 22, 2007

Programa Nacional de Prevenção do VIH/sida discutido em todo o país

CNSIDA

Recolher contributos para os planos de acção, monitorização e avaliação, bem como para o documento final do Programa Nacional de Prevenção e Controlo 2007-2010 é o desafio lançado pela Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida, que levou a cabo entre os dias 22 e 31 de Janeiro cinco discussões públicas do documento.

Porto, Coimbra, Évora, Lisboa e Faro acolheram os debates sobre as estratégias para se obter a redução em 25% da mortalidade por infecção e da incidência de casos até 2010.

A aposta na detecção precoce foi amplamente discutida, no que toca à referenciação hospitalar, ao aconselhamento, ao consentimento informado e à importância da inclusão desta prática nas rotinas médicas.

A prevenção da infecção com especial atenção nas populações vulneráveis confirma-se um desafio urgente, assim como o apoio social e cuidados continuados às pessoas que vivem com VIH/sida.

Outros desafios prendem-se com a promoção da adesão ao tratamento e a inserção de redes de informação para os profissionais de saúde.

A sociedade civil sai neste Programa Nacional com responsabilidades acrescidas, tendo para isso a Coordenação Nacional apelado à apresentação de projectos ambiciosos e avaliáveis.

As diferentes regiões por onde passaram as discussões adquirem no novo Programa Nacional um papel primordial na articulação local dos diferentes actores da sociedade, aliás porque o próprio documento promove uma responsabilização multisectorial na prevenção da infecção, tomando a Coordenação Nacional um papel de articulação entre os sectores.

A adesão aos debates foi significativa, tendo Porto e Coimbra contado mais de trezentas pessoas em cada uma das sessões.

Contributos escritos para o programa


Comentários do GAT

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet