sábado, dezembro 02, 2006

Luxemburgo: Portugueses infectados com sida

CM 02.02.06

Os portugueses residentes no Luxemburgo continuam a ser os mais afectados pelo vírus da sida (VIH), com 15 novos casos detectados naquele país em 2006, segundo notícia avançada pelo jornal português ‘Contacto’.

Segundo o médico Jean-Claude Schmit, do Serviço Nacional das Doenças Infecto-Contagiosas do Centro Hospitalar do Luxemburgo, em declarações ao jornal, “o número de pessoas afectadas aumentou no grão-ducado”.

A contagem global do número de infectados pelo vírus eleva-se este ano a 52, dos quais dez são luxemburgueses, enquanto os seropositivos de origem portuguesa detectados em 2006 ascendem a 15 (os restantes são de outras comunidades estrangeiras).

O número de portugueses contaminados pelo vírus da sida é superior ao número dos seropositivos luxemburgueses, se considerarmos que o país tem 460 mil habitantes, dos quais apenas 227 mil são luxemburgueses. Os restantes são emigrantes e a comunidade portuguesa é constituída por 80 mil pessoas. O médico Robert Hemmer, do Centro Hospitalar do Luxemburgo e do Comité de Supervisão da Sida, diz ser “difícil transmitir a mensagem da prevenção à comunidade portuguesa”.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet