sexta-feira, dezembro 01, 2006

Doentes custam 504 milhões ?

60.000 infectados em Portugal, não 60.000 em tratamento! São 16.000 em tratamento, façam as contas.
O Correio de Manhã não perde nenhuma oportunidade para culpabilizar os seropositivos.
Ou são estúpidos ou são de muito má fé...

CM 01.12.06

As pessoas notificadas com o vírus da sida – VIH – em Portugal são 29 461, mas esse número deverá ser de 60 mil devido ao défice de notificação. O tratamento destes doentes custa, ao Serviço Nacional de Saúde, 504,7 milhões de euros/ano, ou seja, cerca de 8413 euros por cada doente. Outras contas, mais negras, indicam que, por dia, morrem no País três pessoas vítimas da doença.

No Dia Mundial da Sida, que hoje se assinala, é altura para balanços de vida e, para quem tem a responsabilidade de gerir um hospital, é tempo de fazer contas.

José Miguel Boquinhas, antigo secretário de Estado da Saúde e actual presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental – que agrupa os hospitais Egas Moniz, S. Francisco Xavier e Santa Cruz –, sabe bem o que representam os custos com os medicamentos para a sida. Em apenas dez meses, de Janeiro a Outubro deste ano, gastou onze milhões de euros no tratamento de 1569 doentes com o VIH. Até ao final do ano, essa despesa será de 13,2 milhões de euros. “O nosso hospital [Egas Moniz] concorre com outra unidade de saúde no tratamento dos doentes de sida. Por isso, se fizermos as contas ao custo de cada doente, que é de 8413 euros por ano, facilmente se conclui que, a nível nacional, a despesa atinge os 504,7 milhões de euros no tratamento dos cerca de 60 mil infectados com sida”, disse ao CM.

Os casos de infectados com sida notificados às autoridades de saúde são 29 461, mas este é um número que não corresponde à realidade, conhecida que é a falta de notificação dos diagnósticos.

IGNORAR A INFECÇÃO

Luís Mendão, da direcção do Grupo Português de Activistas sobre Tratamentos de VIH/Sida (GAT), justificou a diferença entre a estimativa e os números oficiais com a subnotificação do diagnóstico, a sua realização tardia e com o facto de existir “sempre uma percentagem elevada da população que não sabe que é seropositiva”.Contudo, a Agência das Nações Unidas para a Sida estima que, em Portugal, o número de pessoas infectadas ronda os 32 mil casos. Para os 60 mil infectados pelo VIH que o GAT aponta existirem no nosso país contribuem igualmente as cerca de 720 novas infecções que se estima verificarem-se todos os anos.
(...)


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet