quinta-feira, outubro 12, 2006

Doentes fazem em média 143 km para serem internados

Público 12.10.06

Os doentes infectados com VIH que necessitam de internamento têm que percorrer em média 143 quilómetros para serem internados, disse o coordenador para a infecção VIH/SIDA, Henrique Barros. Há diferenças regionais que mostram como o problema assume uma dimensão ainda mais grave em algumas regiões do país, sublinhou.

"Os hospitais do Algarve recebem os doentes mais distantes, com uma média de 300 quilómetros de viagem", exemplificou. No Norte e Centro, as distâncias percorridas andam à volta dos 70 quilómetros, enquanto na região de Lisboa e Vale do Tejo a média chega aos 197 quilómetros. "Se um dos nossos objectivos é reduzir a iniquidade social, não podemos colocar pessoas a percorrer 300 quilómetros para serem internadas".

As contas foram feitas com base nos 13 517 internamentos registados no país entre 2002 e 2004. Sessenta por cento dos internamentos aconteceram em hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo. O director-geral de Saúde, Francisco George, anunciou que haverá uma renovação completa no sistema de notificações das doenças infecciosas. "As notificações serão associadas a sistemas geográficos, que permitirão seguir o itinerário da infecção", referiu, sem adiantar pormenores.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet