quarta-feira, outubro 26, 2005

ONU lança campanha para sensibilizar sobre impacto da SIDA nas crianças



Lusa 24.10.05

Várias agências da ONU e outros parceiros lançam hoje uma campanha sobre o impacto da SIDA nas crianças, lembrando que a cada minuto que passa uma morre por doença relacionada e outra é infectada pelo vírus.

A campanha lançada pelo Fundo das Nações Unidas para a Criança (UNICEF) e Agência das Nações Unidas para a SIDA (ONUSIDA), em Nova Iorque, tem como principal objectivo denunciar o facto de as crianças afectadas pela doença serem a "face esquecida" do problema.
"Milhões de crianças perderam os pais, os irmãos, a escolaridade, cuidados de saúde, protecção e muitos outros pilares da infância devido ao efeito devastador da doença", afirmam a UNICEF e a ONUSIDA em comunicado.

Além das crianças, quatro jovens entre os 14 e os 25 anos também são infectados com o vírus da SIDA em cada minuto, sublinha a ONU.

A campanha, que pretende colocar as crianças na primeira linha de combate à doença, é assente em quatro áreas: prevenção da transmissão mãe/filho, tratamento pediátrico, prevenção da infecção nos adolescentes e jovens e protecção e apoio às crianças infectadas pelo vírus da SIDA.

A UNICEF e a ONUSDIA pretendem com a campanha apoiar, até 2010, 80 por cento das crianças infectadas com a doença, reduzir em 25 por cento a percentagem de jovens contaminados, proporcionar tratamento antiretroviral a 80 por cento das crianças e criar serviços para prevenir a transmissão de mãe para filho.

Nesse sentido, as agências da ONU lembram que são necessários 55 mil milhões de dólares (45,9 mil milhões de euros) durante os próximos três anos para fazer frente à doença e que "uma parcela significativa desse financiamento seja especificamente destinada às crianças afectadas pela doença".

Em Portugal, a campanha será lançada no final do mês de Novembro em data e local a anunciar pela UNICEF.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet