quinta-feira, outubro 20, 2005

Aplaviroc continua em Portugal

Actualização de 25.10.05: RECRUTAMENTO PARADO

O CCR5 da GSK, o Aplaviroc, continua a ser estudado em 25 pessoas seropositivas num estudo da fase III para doentes experimentados (CCR140629) nos seguintes centros:

- Hospital Pulido Valente
- Hospital Joaquim Urbano
- Hospital Barlavento Algarvio
- Hospital Curry Cabral

Recorda-se que os estudos em doentes naives foram parados no mês passado devido à toxicidade hepática.

Comments:
Como é possível que o medicamento Aplaviroc o qual foi mandado parar á cerca de um mês devido á toxidade hepática ainda esteja a ser administrado em 4 hospitais?
Isso não é crime?...Se não é devia de ser.
Mais ainda como é possível que um hospital como o Curry Cabral que é o 2º hospital a nível de número de doentes de VIH-SIDA e que é tão conceituado(Por ex: é para o curry cabral que vão as minhas análises de resistências já que o meu hospital Garcia de Orta não tem capacidade para fazê-las) tenha medicamentos em falta tais como: Fuzeon, Viread, Truvada e Tripanavir e no entanto esteja a fazer um medicamento como o Aplaviroc o qual já foram parados os estudos...contraditório não?
Quanto será que o administrador deste hospital recebe por tudo isto?
 
Olá Majo,
Acerca do aplaviroc, os problemas hepatotóxicos só aconteceram em 2 ou 3 pessoas (em 400) e por isso as autoridades internacionais decidiram parar o estudo para os naives por precaução. Para os experimentados, que têm menos opções terapêuticas, decidiram continuar os estudos porque o ratio risco/benefício era em favor dos esperimentados. Veremos se acontecem outros problemas. Esperemos que não.
A decisão de continuar não depende da Glaxo e ainda muito menos dos hospitais portugueses.
Acerca do Curry... enquanto o aplaviroc continua em estudos, os hospitais recebem os medicamentos de borla. Os medicamentos aprovados são a pagar (tirando o tipranavir).
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet