quarta-feira, setembro 07, 2005

Portugal gasta 6,6 por cento do Produto Interno Bruto na saúde

Público 07.09.05

O Estado português destina 6,6 por cento do seu Produto Interno Bruto (PIB) para a área da saúde, revela o relatório sobre desenvolvimento humano elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). De acordo com o mesmo documento, os Estados Unidos são o país que mais gasta com a saúde, enquanto o Congo se encontra no fim da lista.
(...)
No que respeita a doenças infecto-contagiosas, a Suazilândia apresenta a maior prevalência de HIV, com 38,8 por cento da população entre os 15 e os 49 anos infectada, em números de 2003. Os números mais altos neste item são registados no Botswana (37,3 por cento), Lesoto (28,9 por cento), Zimbabwe (24,6 por cento) e África do Sul (21,5 por cento).

Em Portugal o número atinge os 0,4 por cento, ao nível de países como a Suíça ou a França. Os números mais baixos de incidência do HIV registam-se em países como Finlândia, Japão, Eslovénia, Coreia do Sul ou Brunei, com menos de 0,1 por cento da população.

O Djibuti apresenta a maior incidência de tuberculose, com 988 casos por cada 100 mil habitantes, seguido pelo Quénia, com 821 casos, Timor-Leste, com 753 casos, e Camboja, com 742 casos. Em Portugal os números atingem 37 casos de tuberculose por cada 100 mil habitantes. A Islândia, com apenas três casos por 100 mil habitantes, tem a menor incidência da doença, perto da Suécia, Canadá ou Chipre, com apenas quatro casos.
(...)

Comments:
De onde é que vem a prevalência de 0,4% para Portugal? Não é do número de notificações (essa seria de 0,27%) nem do número de casos estimados (casos diagnosticados + infectados ainda não diagnosticados): com um número estimado de mais de 60.000 casos, a nossa prevalência seria qualquer coisa como 0,6%, a mais alta dos países da UE, com excepção da Letónia. E não esqueçamos a distribuição regional: de acordo com dois estudos independentes, a prevalência na região de Lisboa seria de 1,1%, sem rival na Europa.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet