quarta-feira, setembro 21, 2005

Ministério da Saúde admite comprar medicamentos pediátricos pouco rentáveis

Ná área dos anti-retrovirais para crianças é uma verdadeira desgraça...

Público 21.09.05

O ministro da Saúde admitiu hoje a hipótese de adquirir os medicamentos pediátricos que os laboratórios não comercializam por serem pouco rentáveis, para depois serem distribuídos nos centros de saúde.

António Correia de Campos reagiu assim às críticas da presidente da Comissão Nacional de Saúde da Criança e do Adolescente (CNSCA), Maria do Céu Machado, que hoje classificou de "perverso" o mercado dos medicamentos em pediatria.

Correia de Campos mostrou-se disponível para viabilizar a aquisição de grandes quantidades destes medicamentos pediátricos para a sua administração nos centros de saúde. Para tal, o ministro anunciou a abertura de um concurso para a indústria se preparar para a colocação destes fármacos no mercado. Correia de Campos admitiu mesmo fazer pressão sobre a indústria para que esta comercialize fórmulas mais fáceis de medicamentos pediátricos, tais como gotas, e regresse à penicilina.

Para o ministro da Saúde, que falava aos jornalistas à margem da conferência da CNSCA sobre "A saúde da criança e do adolescente em Portugal", em Lisboa, as críticas da presidente comissão são um óptimo exemplo de uma análise rigorosa da política do medicamento em pediatria e que surge num "momento oportuno". O governante considera que "não tem sentido a administração de medicamentos [às crianças] com uma potência totalmente deslocada em relação ao risco que visa combater".

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet