sexta-feira, setembro 16, 2005

Angola: Três mil novos casos de SIDA registados desde Janeiro

Lusa 16.09.05

As autoridades sanitárias angolanas registaram cerca de 3.000 novos casos de SIDA em todo o país desde o início deste ano, revelou hoje Dulcelina Serrano, coordenadora do programa nacional de luta contra a doença. "Desde o início do ano já registámos cerca de 3.000 novos casos de SIDA em todo o país", afirmou Dulcelina Serrano, em declarações à Agência Lusa na capital angolana.
O elevado número de casos registados este ano está relacionado com a abertura de novos centros de testagem voluntária, o que tem levado mais pessoas a fazer análises para saber se estão infectadas.

No final do ano passado, estavam registados cerca de 13.700 casos de SIDA no país, mas as autoridades sanitárias admitiam que este número representasse apenas 14 por cento do que se estima ser a realidade dos casos da doença em Angola. As autoridades estimam que perto de cinco por cento dos cerca de 13 milhões de angolanos que vivem no país estejam infectados com o vírus da SIDA, sendo o combate à doença uma das prioridades nacionais em termos de saúde pública.

Angola possui a mais baixa taxa de prevalência de SIDA entre os países da região da África Austral, mas vários responsáveis do sistema das Nações Unidas têm vindo a alertar para a necessidade de adoptar medidas que permitam aproveitar esta situação para combater o alastramento da doença.
(..)

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet