domingo, setembro 11, 2005

Fármacos gratuitos em lista



CM 11.09.05

O Ministério da Saúde divulgou ontem a lista dos 112 medicamentos que vão manter a comparticipação do Estado a 100 por cento. Fonte da tutela da Saúde explica ao CM que os fármacos que continuam gratuitos são considerados “imprescindíveis à sustentação da vida” e combatem doenças como a diabetes, o cancro ou patologias do sistema imunitário.

Mais concretamente, os 112 medicamentos que vão continuar a custar zero para os utentes abrangem os grupos terapêuticos usados no tratamento de doenças endócrinas – hormonas hipotalâmicas e hipofisárias, seus análogos e antagonistas, hormona antidiurética, insulinas de acção curta, intermédia e prolongada, antidiabéticos orais e glucagon. Da lista fazem ainda parte os remédios antineoplásicos e imunomodeladores, indicados no tratamento do cancro, transplantes e doenças auto-imunes.

Os diabéticos, por exemplo, vão continuar a ter comparticipação total, mediante receita médica, nos comprimidos Metformina Generis ou Avandamet. Noutro campo terapêutico, o expectorante Bronxol Xarope também tem uma comparticipação a 100 cento, bem como os antibióticos da marca Cefixima Jaba.

No combate às alergias, os clínicos podem optar por prescrever vários medicamentos sendo os da marca Cetirizina Sandoz não pagos pelos doentes. As cápsulas Ciclosporina Germed (imunomoduladores para o tratamento do cancro) apresentam-se sob várias formas de dosagem e tamanhos de embalagem e também constam da lista.

Nas terapêuticas do aparelho cardiovascular mantêm-se os medicamentos da marca Sinvastatina Jaba, enquanto para o sistema nervoso central (antiepilépticos e anticonvulsivantes) existem os comprimidos da marca Lamotrigina Merck Genéricos.

Já no campo das terapêuticas do aparelho digestivo (anti-ácidos e anti-ulcerosos) existem no documento libertado pelo Ministério da Saúde as cápsulas da marca Lansoprazol, também sob a forma de várias dosagens e tamanhos de embalagem.

A lista completa dos comparticipados a 100 por cento pode ser consultada num documento que se encontra no site do Infarmed (autoridade nacional do medicamento) aqui.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet