quarta-feira, junho 29, 2005

Inibidores da protease combatem malária

Estudos recentes mostraram que um grupo de medicamentos contra o HIV, chamados de inibidores da protease, podem ter efeitos sobre a malária. Esses medicamentos impedem o desenvolvimento do HIV ao bloquear uma enzima-chave, da qual o vírus precisa para se reproduzir.

Cinco entre sete diferentes inibidores da protease também conseguiram matar parasitas da malária desenvolvidos em laboratório. Os pesquisadores confirmaram suas descobertas com testes em ratos infectados com malária.

"Esses medicamentos são eficientes contra a malária em concentrações clinicamente relevantes", disse Kathy Andrews, do Instituto de Pesquisas Médicas de Queensland, que chefiou o estudo.

Embora os alto custos e os efeitos adversos destes remédios não os tornem uma primeira opção para tratar malária, Kathy Andrews afirma que o estudo indica que um uso mais amplo desses medicamentos em pessoas infectadas tanto com o HIV quanto com a malária poderia ser mais benéfico. Mas ainda não está claro como os medicamentos bloqueiam o desenvolvimento do parasita.
(...)

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet