sexta-feira, junho 10, 2005

Governo moçambicano quer reduzir infecção por SIDA de 500 para 350 casos/dia

RTP 07.06.05

A primeira-ministra de Moçambique, Luísa Diogo, disse que o seu Governo pretende reduzir o número de infecções de HIV/SIDA dos actuais 500 casos por dia para 350 por dia, até 2009. Falando segunda-feira em Chimoio, capital da província de Manica, centro do país, Diogo afirmou que o Executivo definiu como meta a diminuição até 150 o número de infecções diárias por HIV/SIDA, num período de dez anos.

"O nosso objectivo é reduzir os índices de infecção dos actuais 500 casos por dia para 350, em 2009 e até 150 casos diários num período de 10 anos", sublinhou a primeira-ministra moçambicana. Luísa Diogo admitiu serem ambiciosas tais projecções, mas salientou que a actual escala de infecção por HIV/SIDA no país impõe o redobrar de esforços para se estancar a situação. Diogo sustentou que "o impacto da pandemia está a travar o objectivo de combate da pobreza absoluta no país, ao afectar importantes sectores produtivos, tendo reduzido um por cento do PIB".

A primeira-ministra moçambicana apontou o centro do país, com 30 por cento da sua população afectada, como a região mais atingida pela doença, contra 14,9 por cento em todo o país. "No centro do país, a situação do HIV/SIDA é gravíssima, pois se registam elevadas taxas de infecção e grande número de crianças órfãos devido à doença", frisou a governante.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet