sexta-feira, junho 03, 2005

ONU: controlo da propagação da sida até 2015 não é realista



Pois é, e a não-contribuição de Portugal não vai ajudar as coisas...

Público 03.06.05

Os peritos das Nações Unidas, reunidos ontem em Nova Iorque para uma conferência dedicada à sida, reconheceram que a propagação da doença está a ultrapassar os esforços para a sua prevenção. A meta da ONUSida, que visava conter o avanço da pandemia até 2015, já não é realista.

Na conferência foram contabilizados progressos, nomeadamente alguns sinais de sucesso em África e o aumento do número de pessoas que estão a ser testadas e aconselhadas. Mas apesar de alguns países parecerem capazes de suster a propagação da doença na próxima década, os esforços para controlar o seu avanço em regiões críticas como a Europa de Leste e a América Central não estão a resultar.

Peter Piot, director da ONUSida - a agência das Nações Unidas que se dedica ao combate da doença - reconheceu: "O que enfrentamos são múltiplas epidemias e uma epidemia que ainda se está a expandir".

O objectivo de conter a propagação da sida até 2015 era uma das Metas do Milénio, firmadas pelos líderes mundiais em 2000, mas o responsável da ONU assumiu que pelo menos uma delas não será cumprida. O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, avisou que a pandemia está a acelerar em todos os continentes. Annan referiu ainda que apenas 12 por cento das pessoas residentes em países pobres têm acesso à terapia de antiretrovirais.

Kofi Annan classificou a luta mundial contra a sida como "o grande desafio da nossa era" e pediu mais dinheiro e mais vozes para esta causa.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet