terça-feira, junho 07, 2005

Reino Unido: Plano de ajuda a África redigido na Escócia

DN 07.06.05

Um grupo de 80 políticos, oriundos de todo o mundo, reuniram-se no Parlamento escocês para elaborar o plano de ajuda a África que irá ser apresentado na cimeira do G8 em Julho próximo, em Gleneagles. Curiosamente, este encontro de políticos coincide com a viagem aos Estados Unidos do primeiro-ministro britânico Tony Blair para tentar sensibilizar o Presidente George Bush no sentido de apoiar, na próxima reunião do G8, o plano em causa.

O plano, para além de questões relacionadas com a dívida, ajuda e comércio, irá também expor ideias passíveis de dar às mulheres mais poder em África e de incrementar a luta contra as doenças graves, como a sida.

A Conferência dos Parlamentares do G8 congrega responsáveis das oito nações mais ricas do mundo e ainda de países da Europa e de África. A reunião em Holyrood, que conta, entre outros, com a presença do ministro do Comércio do Uganda e com o director do programa contra a sida na Organização Mundial de Saúde, ocorre após Bob Geldof ter apelado à realização de um protesto contra a pobreza a 6 de Julho em Edinburgo. Geldof está apostado em mobilizar mais de um milhão de pessoas.

A lista de propostas, elaborada durante os dois dias da reunião, será levada ao encontro de Gleneagles, juntamente com uma declaração que será apensa ao "Plano Marshall" do ministro das Finanças britânico, Gordon Brown, com o pedido de que se faça da campanha contra a pobreza algo histórico.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet