domingo, fevereiro 06, 2005

Estudo quer dar ideia mais exacta sobre número de infectados

TSF 02.02.05

Um estudo com dez mil entrevistas vai tentar dar um número mais real sobre o número de pessoas infectadas com o vírus da SIDA em Portugal. Este estudo, cujos resultados finais serão apresentados em Maio, será um dos mais completos alguma vez feito na Europa.

O Centro de Estudos da Família promete que vai chegar aos números mais rigorosos de sempre relativamente aos portugueses infectados com o vírus da SIDA, com o primeiro rastreio nacional da doença que arrancará em Março.

O estudo vai incluir cerca de dez mil entrevistas, o que fará com que este se aproxime dos mais completos feitos em toda a Europa sobre o estudo da doença.«É uma amostra aleatória feita com os critérios deste tipo de amostras para ser representativo da população em termos da zona geográfica, da classe social a que pertencem, do sexo e da idade», explicou à TSF Fausto Amaro, do Centro de Estudos da Família.

O Estudo Nacional para a Prevalência do HIV está a ter a sua fase preparatória em Fevereiro para que, em Março, comecem os trabalhos no terreno de um estudo onde se fará um inquérito e um rastreio sobre o consentimento informado.

«Primeiro, a pessoa dá o seu acordo à realização do teste, que é anónimo. Para além do teste, há também um inquérito. As pessoas que fizerem o teste têm direito a saber o seu resultado. Ficam com um código que dará acesso ao seu resultado que será sabido nos Centros de Aconselhamento que existem em todo o país», acrescentou.

Fausto Amaro não tem expectativas relativamente ao aumento ou diminuição dos números dos infectados com o vírus da SIDA em Portugal e que é necessário determinar a taxa de infecção para que tudo possa ser melhor programado.

«As Nações Unidas falam em sub-notificação. Quando fazem as previsões para Portugal diz-se que há 25 mil casos identificados, mas as previsões apontam para 35 a 50 mil infectados», clarificou. Os resultados finais do estudo deverão ser apresentadas em Maio, aquando da primeira Conferência Internacional de Lisboa.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet