sexta-feira, fevereiro 04, 2005

Abacavir de toma única diária e Kivexa



Boletim Abraço Jan/Fev 2005

No mês de Novembro passado, o abacavir (Ziagen®), o mais recente inibidor da transcriptase reversa análogo dos nucleósidos (NRTI) da GlaxoSmithKline, recebeu a aprovação como formulação de toma única diária, por parte da European Medicines Agency (EMEA, o organismo licenciador europeu, equivalente ao INFARMED). Esta aprovação adiciona mais um medicamento à lista crescente de fármacos anti-retrovirais que podem ser tomados numa dose diária, reduzindo o problema de várias tomas de medicamentos, aumentando a satisfação da pessoa seropositiva e a eventual adesão ao tratamento.

O abacavir foi aprovado na Europa numa dose de 300mg, duas vezes ao dia, em Julho de 1999. A aprovação, este mês, de uma dose diária única de 600mg de abacavir é consequência dos resultados do ensaio clínico Zodiac, publicados no início deste ano, que demonstraram a equivalência, em segurança e eficácia, entre as formulações diária e bi-diária deste medicamento, quando combinadas com 3TC (Epivir®).

A co-formulação Kivexa®, já aprovada para comercialização com o nome comercial Epzicom® nos Estados Unidos, contém 600mg de abacavir e 300mg de 3TC. Esta combinação deverá tornar-se numa opção muito utilizada, tanto nos tratamentos de primeira linha como nas subsequentes terapêuticas de combinação. A Autorização de Introdução no Mercado (AIM) português foi recebida no 17 de Dezembro de 2004.

O abacavir mostrou ser um fármaco muito potente em tratamentos de primeira linha, ainda que seja também útil em pessoas seropositivas que falharam uma ou mais combinações anteriores. Pode ser tomado com ou sem comida.

O efeito secundário mais significativo deste medicamento é, eventualmente, uma reacção de hipersensibilidade grave, que pode ocorrer nas primeiras semanas do tratamento, em cerca de 4% das pessoas seropositivas. Esta reacção é caracterizada por um conjunto de sintomas semelhantes aos da gripe, nomeadamente febre e dores generalizadas, que normalmente piora com doses adicionais do medicamento. Neste caso, recomenda-se a suspensão do abacavir.

Outros efeitos secundários associados ao abacavir incluem náusea, vómitos, fadiga e letargia ou falta de forças; são normalmente ligeiros e desaparecem nas primeiras semanas do tratamento.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet