quarta-feira, janeiro 26, 2005

Notificação obrigatória de casos de Sida publicada em Diário da República

Onde estão os números??

LUSA 25.01.05

A obrigatoriedade da notificação de casos de Sida por parte dos médicos foi publicada em Diário da República, embora a lei esteja em vigor desde Outubro. Os hospitais receberam os novos formulários para notificação a 01 de Outubro, mas a portaria só foi assinada a 03 de Novembro pelo ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira. A obrigatoriedade de declarar a doença decorre da necessidade de haver uma "monitorização e projecção" da doença no curto e médio prazo, para assim se fazer a prevenção e controlo, de acordo com a portaria. O documento salienta que a declaração por parte dos médicos é obrigatória "aquando do diagnóstico em qualquer estádio da infecção".

O presidente da Comissão Nacional de Luta contra a Sida (CNLCS), Meliço Silvestre, contava que a portaria, no fim do ano passado, produzisse já resultados no aumento das notificações da doença. A notificação obrigatória da doença e a simplificação deste registo deverão conduzir a dados mais precisos e reais da infecção do VIH em Portugal, uma vez que todos os especialistas reconhecem que a sida está sub-notificada.

A 10 de Outubro do ano passado, Meliço Silvestre afirmou que o primeiro balanço da notificação obrigatória da doença deveria ser feito no final de 2004, mas até ao momento não foram divulgados quaisquer dados.



Comments:
a informação mais recente que está disponível, referente a 30 de Novembro de 2004, não mostra, naturalmente, qualquer alteração de tendência de notificação pela passagem a obrigatória.
os números do final do ano ainda não foram divulgados mas até 10/11 forma recebidos 2287 notificações (sendo 870 referentes a diagnósticos do ano) contra 2300 em 2003.
um abraço
Pedro Sivério Marques
 
O facto de se publicar um decreto tornando a declaração obrigatória não me pace que irá mudar a situação, pois temos o exemplo das outras doenças de declaração obrigatória que também têm uma grande taxa de sub notificação. Vale a pena referir que os novos formulários também parecem demorar a chegar aos hospitais. Portanto, tudo como dantes...qualquer general em Abrantes.
Maria José Campos
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet