quarta-feira, dezembro 01, 2004

Morreram 24 milhões de pessoas desde o primeiro dia mundial de luta contra a doença



Lusa 01.12.04

Desde 1988, ano em que se assinalou pela primeira vez o Dia Mundial de Luta Contra a Sida, morreram mais de 24 milhões de pessoas vítimas da doença. Os Médicos do Mundo recordam que se registou um aumento do número de raparigas e mulheres infectadas, pelo que o dia de hoje é precisamente dedicado à sida no feminino.

De acordo com o relatório "Balanço sobre a epidemia mundial da sida 2004", elaborado pela ONU/Sida e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a forte incidência da doença no sexo feminina atinge já cerca de 50 por cento da população mundial, pelo que o lema da campanha deste ano é "As mulheres, as raparigas e a sida".

Hoje - dia em que se assinala pela 16ª vez o Dia Mundial de Luta Contra a Sida -, os Médicos do Mundo/Portugal recordam as quatro áreas prioritárias do plano estratégico de cinco anos (2001-2006) para o HIV da rede internacional dos Médicos do Mundo. Sida e conflitos, acesso aos tratamentos anti-retrovirais, a redução dos riscos de contaminação nos consumidores de drogas e os cuidados de saúde adequados para as populações a viver em exclusão social são as prioridades desta organização não-governamental.

"Reduzir o número de factores que colocam as populações em risco de contraírem a infecção de VIH/Sida e proteger os membros da população que correm maiores perigos, as mulheres e as crianças, é o objectivo final de todas actividades tanto em projectos nacionais como internacionais", diz a organização não-governamental em comunicado.

Para assinalar o dia, os Médicos do Mundo realizam uma série de actividades em Moçambique, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe, sobretudo iniciativas de sensibilização e prevenção. "A sida é hoje muito mais do que um problema de saúde. Ela é um desafio à solidariedade internacional", conclui o comunicado.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet