segunda-feira, novembro 29, 2004

Seis anos para obter dados nacionais

É chegado o momento dos competentes afastarem os incompetentes...

Notícia DN 27.11.04

Apesar de o primeiro Centro de Aconselhamento e Detecção precoce do HIV (CAD) ter sido inaugurado em 1998 e existirem agora 20 de norte a sul do País (à excepção de Madeira e Açores), só agora foram coligidos os dados a eles respeitantes, abrangendo o período de 2002 a Maio de 2004.

Um atraso difícil de entender, tanto mais que, apesar do carácter voluntário do teste, os CAD constituem uma preciosa fonte de informação sobre a prevalência do HIV e o comportamento e conhecimentos da população em relação ao mesmo. A própria Comissão de Luta Contra a Sida (CNLCS), que partilha a tutela destes centros com as sub-regiões de Saúde e tem a incumbência de fazer o diagnóstico da situação do País e propor medidas de acordo com esse diagnóstico, não tinha conhecimento destes dados.

Um dos motivos desse facto será, segundo explicou ao DN o coordenador da CNLCS, os CAD não partilharem uma base de dados informática uniforme nem existir um questionário-padrão (há até um CAD cuja base de dados é incompatível com as restantes). Situação que o responsável diz ter-se-lhe deparado ao tomar posse, em Setembro de 2003.

Mas há outras insuficiências, patentes nos números agora divulgados: não há caracterização dos utentes em termos socio-económicos; na listagem dos «motivos» que levam ao teste não só há itens de difícil descodificação («risco profissional») e repetições - «incidente de risco» e «comportamento de risco» - como não se cruzam essas categorias com o resultado do teste; não se diz quantos dos testes não reclamados (5% no total) eram HIV+.

Por outro lado, a pouca afluência a alguns CAD e os poucos imigrantes entre os utentes indiciam deficiências de comunicação. Paulo Nossa, da CNLCS, propõe o alargamento dos horários de atendimento, neste momento entre as 09.00 e as 17.00, campanhas de informação específicas para grupos e a introdução de «testes rápidos».

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet