segunda-feira, novembro 29, 2004
Segundo canal dedica toda a semana à questão da sida
Notícia DN online 29.11.04
Na semana em que se comemora o Dia Mundial contra a Sida (1 de Dezembro), a 2: vai dedicar grande parte da sua programação à doença. Ficção, debates e documentários integram o vasto leque de abordagens propostas pelo segundo canal.
A partir de hoje e até sábado, às 23.00, volta a ser transmitida a série Anjos na América, realizada por Mike Nichols e protagonizada por Al Pacino, Meryl Streep e Emma Thompson. A acção desta minissérie decorre nos 80 do século XX que foram marcados pela sida.
Ainda no capítulo da ficção salienta-se, no domingo às 23.30, a transmissão do filme O Mal, de Alberto Seixas Santos, com Pauline Cadell, Rui Morrison, Lia Gama, Zita Duarte, entre outros. O enredo centra-se na vida de um casal em Lisboa e oferece uma panorâmica sobre os novos problemas urbanos, entre eles o da sida.
Hoje, o programa Por Outro Lado, às 24.00, entrevista Rui Victorino, vice-reitor da Faculdade de Medicina.
Um documentário sobre José Manuel Osório, que vive há 20 anos com o vírus da sida, realizado pelo filho Luís Osório, é emitido amanhã, às 24.00.
Na quarta-feira, às 21.15, o Onda Curta passa o filme A Bola, de Orlando Mesquita que mostra uma distribuição de preservativos em Moçambique. Nesse mesmo dia, o Tudo em Família é dedicado à temática da sida, a partir das 18.30. Participam a Associação Abraço e especialistas e serão apresentados testemunhos sobre a doença.
Ao início da tarde (14.30), é transmitido um documentário co--produzido pela Nações Unidas, intitulado Women are... leading change.
Na quinta-feira, o Causas Comuns (18.30) vai abordar o tema A Sida em Portugal. António Meliço Silvestre, presidente da Comissão Nacional de Luta contra a Sida participa no programa.
O Clube de Jornalistas (24.00) também debate a temática da Sida. Paula Moura Pinheiro modera o debate que tem como convidados: Fernanda Câncio, José Vítor Malheiros e Alexandre Castro Caldas.
Na sexta-feira, é transmitido um documentário sobre António Variações, às 24.00, no dia em que se celebra a data do seu nascimento. Nascido em Amares em 3 de Dezembro de 1944 e falecido em Lisboa em 13 de Junho de 1984, António Variações deixou uma marca de originalidade na música portuguesa. Um filme de Maria João Rocha e Cristina Ferreira Gomes.