sexta-feira, novembro 26, 2004

Truvada aprovado pela EMEA



Aidsmap 18.11.04
Um comprimido com uma dose fixa combinada de tenofovir (Viread®) e FTC (Emtriva®), chamado Truvada®, recebeu a aprovação do comité científico da European Medicines Agency (Agência Europeia de Medicamentos) e estará disponível para prescrição nalguns países da União Europeia, incluíndo Portugal – conforme hoje anunciado pela farmacêutica Gilead.

Truvada® foi aprovado para utilização em combinação com outros anti-retrovirais, mas não deve ser usado em combinação com o 3TC (lamivudina, Epivir®), o tenofovir ou o FTC ou qualquer dose fixa combinada que inclua o 3TC.

Truvada® é a quarta combinação em dose fixa de inibidores da transcriptase reversa análogo dos nucleósidos (NRTIs) a ser aprovada na Europa, e será provavelmente fortemente comercializada para utilização em tratamentos de primeira linha, seguindo os resultados de estudos que comparam os seus componentes com combinações de NRTIs populares.

O estudo Gilead 903 comparou uma combinação dupla de tenofovir e 3TC (considerados equivalentes ao tenofovir e FTC para o propósito de aprovação dos medicamentos) e foi considerado comparável em eficácia à combinação dupla de d4T (Zerit®) e 3TC após 144 semanas de tratamento, quando combinado com efavirenz (Stocrin®).

Um análise de resultados às 24 semanas do estudo Gilead 934, que comparou tenofovir/FTC com Combivir® (AZT/3TC) concluiu que as pessoas que receberam Combivir® estavam significativamente mais predispostos a interromper o tratamento e menos predispostas a atingir uma carga viral inferior a 400 cópias/ml.

Truvada® irá ter uma forte concorrência por parte da Kivexa®, uma combinação diária de toma única, de abacavir e 3TC, recentemente aprovada na Europa. Os dois medicamentos não foram comparados, um com o outro, em ensaios clínicos.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet