sexta-feira, novembro 26, 2004

Mais de 600 casos de sida em Braga

Notícia do DN Online 26.11.04

Mais de 600 casos de sida foram registados no distrito de Braga até Setembro deste ano, bem mais do que os 498 detectados até igual período de 2002, tendo falecido 132 dos infectados. Para prevenir a propagação do flagelo, a Comissão Distrital de Luta contra a Sida (CDLCS) avançou ontem com uma série de actividades, entre as quais a realização de testes de HIV junto dos utentes da equipa de rua da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP).

Segundo o coordenador da CDLCS, Carlos Moreira, dos 640 casos detectados até Setembro deste ano, a maioria diz respeito ao sexo masculino (78%) e incide na faixa etária dos 20 aos 40 anos. Os dados caracterizam 51% dos doentes como toxicodependentes e 23 como heterossexuais, registando-se um aumento nesta opção sexual.

Só no primeiro semestre deste ano, foram recebidas 445 notificações relativas a mulheres, em Portugal, contra as 279 registadas em período homólogo de 2003.

O também coordenador da Sub--Região de Saúde defendeu que «ainda há muito trabalho por fazer», sobretudo na área da prevenção primária e junto das escolas. Nesse sentido, a Comissão Distrital de Luta contra a Sida rubricou ontem um protocolo com a CVP, com vista à realização de testes de HIV junto da comunidade de intervenção da equipa de rua da Cruz Vermelha, maioritariamente toxicodependente. À CVP compete assegurar as instalações e recursos humanos para a colheita de sangue, enquanto a comissão disponibiliza o material necessário à colheita, enviando a recolha ao respectivo laboratório em conjunto com as colheitas do Centro de Aconselhamento e Detecção precoce do HIV. Este centro existe há dois anos, em Braga, e desde então, já atendeu 500 utentes, dos quais quatro estavam infectados, disse a responsável Helena Marques.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet