sexta-feira, novembro 26, 2004

Portugal lidera nos casos de SIDA

Notícia CM online 25.11.04

Portugal mantém-se como o país da União Europeia (UE) com maior percentagem de Sida entre os Consumidores de Droga Injectável (CDI). A conclusão foi divulgada, esta quinta-feira, pelo Observatório Europeu das Drogas e Toxicodependência, em Bruxelas.

De acordo com o relatório intitulado “Evolução do fenómeno da Droga na União Europeia e na Noruega”, relativamente aos antigos 15 Estados-Membros, a epidemia da Sida entre os CDI “parece ter estabilizado ou estar a diminuir”.

Portugal é identificado neste documento como o país mais avançado na avaliação das políticas em matéria de droga e toxicodependência, ainda que registe 115,7 novos casos por milhão de habitantes, face aos 88,4 em 2003.

Assim sendo, a maioria dos países da UE já avalia a implementação das acções, “enquanto outros, como a Espanha, França, Irlanda e Portugal, vão mais longe, tentando avaliar a eficácia das próprias políticas em matéria de droga”.

No entanto, o consumo de heroína estabilizou, ao mesmo tempo que se registou um aumento do consumo de cocaína, cannabis e ecstasy. No que diz respeito às doenças infecto-contagiosas, o relatório refere que alguns dos novos Estados-Membros registam o crescimento mais rápido do HIV, enquanto que nos Estados-Membros mais “antigos” os níveis desta infecção entre os CDI diminuiu.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet